Image
01

Castelo de Bragança

O Castelo de Bragança localiza-se na freguesia de Santa Maria, no centro histórico da cidade, concelho e distrito de Bragança, em Portugal. Em Trás-os-Montes, no extremo nordeste do país, à margem do rio Fervença, é um dos mais importantes e bem preservados castelos portugueses. Do alto de seus muros avistam-se as serras de Montesinho e de Sanabria (a norte), a de Rebordões (a nordeste) e a de Nogueira (a oeste). Após a Invasão romana da Península Ibérica essa defesa teria sido reformulada, dominando a estrada romana que teria cortado a região. Quando das invasões bárbaras foi denominada como Brigância e, posteriormente, ocupada pelos Muçulmanos, vindo a ser arrasado durante as lutas da Reconquista cristã da península.
02

Museu Abade Baçal

Em 1915 é criado o Museu Regional de Obras de Arte, Peças Arqueológicas e Numismática de Bragança. Em 1925 abre ao público sob a direcção do Abade de Baçal (Pe. Francisco Manuel Alves), que, a partir de 1935, passa a ser seu patrono, justa homenagem a este eminente erudito
transmontano que em muito contribui para a consolidação e enriquecimento das colecções do Museu durante a sua direcção.O Museu Abade de Baçal está sediado no edifício do antigo Paço Episcopal de Bragança que, com o advento da Republica, passa para a tutela do Estado, sendo objecto de sucessivas reutilizações e remodelações.
Image
Image
03

Domus Municipalis

A Domus Municipalis localiza-se na cidade de Bragança, distrito de mesmo nome, em Portugal. Destaca-se por ser o único exemplar de arquitetura civil em estilo Românico na península Ibérica. Foi construído no século XII. Embora muito se tenha escrito sobre a sua finalidade, não existe um consenso entre os estudiosos. Serviu como cisterna de água, mas existem dúvidas acerca de se teria sido esta a sua função original. A designação porque é hoje conhecida (em latim "Domus Municipalis", em língua portuguesa "Casa Municipal") deve-se a que foi utilizado como Paços do Concelho pela Administração Municipal de Bragança.1 Encontra-se classificado como Monumento Nacional desde 1910. Em alvenaria de pedra, apresenta planta na forma um pentágono irregular. Possui um subterrâneo, que abriga uma cisterna abobadada.
04

Alfufeira da Azibo

Alfufeira da Azibo Alfufeira da Azibo A Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, situada em Trás os Montes, no Nordeste Transmontano, Concelho de Macedo de Cavaleiros, é uma área protegida de âmbito regional, parcialmente integrada na Rede Natura 2000, que tem por objectivo a preservação e valorização do património natural assim como a promoção do turismo da natureza - ecoturismo - numa harmoniosa conjugação entre a vida selvagem, o habitat natural de inúmeras espécies de fauna e flora ali existentes, com as actividades de lazer e recreio ao ar livre. Pertencente na sua quase totalidade ao Concelho de Macedo de Cavaleiros, a Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo distribui-se pelas freguesias de Podence, Santa Combinha, Salselas, Vale da Porca e Vale Prados e Quintela de Lampaças. Entre as numerosas actividades que se podem praticar neste espaço natural destacamos: a observação de aves, a fotografia da natureza, a canoagem, o Pedestrianismo ( percursos pedestres ) ou o puro e simples ócio numa das praias fluviais de bandeira azul.
Image
Image
05

Lago da Sanábria

Parque Natural do Lago de Sanábria, criado em 1978, situa-se no extremo noroeste da Província de Zamora, no limite com a Galiza e Portugal, bem perto do Parque Natural do Montesinho. Abrange uma paisagem que foi modelada pela acção dos glaciares da Era Qua-ternária. Desde os seus altos cumes (Peña Tre-vinca - 2124m) desprenderam-se várias línguas glaciáricas de impressionante tamanho que ao retroceder, deixaram a descoberto profundos vales em U, moreias e um importante conjunto de lagos. De entre eles destaca-se o Lago de Sanabria. Com uma área de superfície de 368 ha, é o maior lago glaciar da Península Ibérica.
06

Centro da Ciência viva

Alguma vez pensou no impacto ambiental que as suas acções têm no planeta – os transportes que utiliza, a escolha dos produtos que compra no supermercado, os hábitos energéticos em casa e no local de trabalho? No Centro Ciência Viva de Bragança poderá descobrir como o mundo da energia e do ambiente é uma presença constante no nosso dia-a-dia.
Image